Pesquisa personalizada

terça-feira, 18 de março de 2008

Sorocaba



Spas, haras e resorts-fazenda fizeram a fama recente de Sorocaba, cidade a 95 km da capital paulista. Mas o município que hoje tem cavalgadas, balonismo e esportes radicais já foi conhecido como a “Manchester paulista”, por causa da intensa produção têxtil de origem inglesa. Com o declínio da atividade a partir da década de 70, em vez de perder terreno na área fabril, diversificou cada vez mais seu parque industrial e hoje é um importante pólo comercial do interior.
A região que abrigou até o século 19 uma importante feira de muares, foi também a primeira a ter uma siderúrgica nacional – a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, fundada em 1810, com forno construído em 1591. Atualmente, a área é local de visitação e de atividades ecológicas dentro da Floresta Nacional Ipanema, pertencente ao município vizinho de Iperó.

O que fazer em Sorocaba

Relaxar, se exercitar, perder alguns quilos e, ainda por cima, se divertir. Essa é a intenção de boa parte das pessoas que escolhem Sorocaba para passar uns dias. Além de spas, a região possui haras e resorts-fazenda que oferecem passeios a cavalo, arborismo, tirolesa e trilhas – balonismo também é praticado por lá. Aliás, há várias trilhas pela região, sendo as mais interessantes as da cidade de Iperó: na Floresta Nacional Ipanema e a da Pedra Santa (fenda onde morou o monge eremita Giovanni Ausgustin). O Parque Natural Ouro Fino tem trilhas mais leves.

O que visitar em Sorocaba

Cidade de muitos monumentos, Sorocaba tem nos pontos históricos as maiores atrações, sejam urbanos, ferroviários ou religiosos. No caso dos trens, há o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (1910), com réplicas de locomotivas. Entre as igrejas, os destaques são a de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento (1660/1690), a Catedral (1667/1783) e a de Aparecidinha (1785), que é ponto de romarias. Outros locais turísticos são o Museu Histórico Sorocabano (antiga casa da Marquesa de Santos, de 1780), a Casa de Brigadeiro Tobias e o Zoológico, com 1.300 animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário