Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de março de 2010

Artista faz intervenção em vacas da Cow Parade

Duas vacas da exposição urbana Cow Parade amanheceram com uma intervenção artística nesta segunda-feira em São Paulo. As obras expostas nas avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima ganharam a companhia do “Touro Bandido”, criação do artista plástico Eduardo Srur.

Segundo a assessoria de Srur, o Touro ficou montado nas vacas até as 10h desta segunda-feira, quando foi retirado do local pela organização da Cow Parade.

A intervenção de Srur tem como objetivo “questionar se a exposição de vacas pela cidade de São Paulo representa de fato a arte pública e o seu papel transformador”, afirma o artista. “Não vejo nenhuma relação entre uma vaca, um símbolo de outro país, e a nossa cidade e sua história. Eu queria resgatar o imaginário brasileiro com o Touro Bandido, um animal que nunca foi domado em rodeios, foi personagem de novela e virou lenda nacional”, explica.

O artista define a presença de seu Touro como um contra-ataque: “A vaca é passiva e domesticável, mas mesmo assim ela invade as ruas da cidade. O touro se apropria dela, pois faz parte de sua natureza indomável”.

“Qualquer um que comprar uma vaca pode pintá-la e se tornar um artista?”, declara. “A vaca ficou estéril e o touro cria uma inseminação artística nela”, define o artista.

Eduardo Srur

O artista plástico Eduardo Srur é formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Srur realizou outras intervenções urbanas como vestir o Borba Gato com colete salva-vidas em um “resgate” de nossos monumentos e espalhar gigantescas garrafas PET à beira do Rio Tietê, ambas em 2008.






Fonte: IG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário