Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Rick Wright compôs um dos maiores hits do Pink Floyd



O tecladista Rick Wright, fundador do grupo Pink Floyd, (e que compôs um dos seus maiores hits, The Great Gig in the Sky) morreu nesta segunda, 15, de câncer. É o segundo membro do grupo original a morrer em anos recentes - em 2006, a banda, que não está na ativa, perdeu o cantor e guitarrista Syd Barrett, que também sofria de câncer.

Richard William Wright tinha 65 anos (nasceu em 28 de julho de 1943) e fundou o Pink Floyd ao lado do baterista Nick Mason e do baixista Roger Waters em 1965, quando estudava arquitetura na Regent Street Polytechnic, em Londres.

O nome do grupo foi tomado emprestado a dois astros do rhytm’n’blues da época, Pink Anderson e Floyd Council. A banda se tornou uma das mais influentes da história do pop rock (116 milhões de discos vendidos e 25 anos sem sair do topo das paradas).

A morte de Wright é um duro golpe nos fãs mais extremados da banda, que alimentam a esperança de vê-la reunida de novo. A banda se separou em 1985. Em 1987, sem o baixista Roger Waters, eles excursionaram e gravaram, mas em 1994 separaram-se de vez. Em 2005, após 24 anos, o núcleo original da banda (sem Syd Barrett, mas com David Gilmour) voltou a tocar junto em uma única ocasião, no festival beneficente Live 8, no Hyde Park, em Londres.

The Great Gig in the Sky é uma canção que influenciou barbaramente pop stars em anos seguintes, como por exemplo o produtor e cantor Moby. A voz feminina quase operística ao fundo (a música tem vocal, mas não tem letra), os arranjos orquestrais e um certo tom de canção gospel eram as características.

Wright também contribuiu para muitas outras composições do grupo em seus anos iniciais, como Paintbox, Remember A Day e Summer 68. Sua voz pode ser ouvida em diversos hits, como a composição Echoes, de 1971, que tem uma duração de 23 minutos.

Ele trabalhava mais nas partes musicais do que nas letras, e sua colaboração foi fundamental para a criação de clássicos como Breathe, Time, Meddle, Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here, assim como no último disco de estúdio do grupo, The Division Bell. Tocava, além do teclado elétrico, sintetizador, trombone, guitarra, violino, sax, violoncelo e vibrafone.

Psicodelia

No maior disco do Pink Floy, The Dark Side Of The Moon, gravado em 1973, que projetou o estilo psicodélico do grupo em todos os recantos do planeta, Wright colaborou diretamente na composição de 5 das 10 faixas, incluindo Us and Them (sobre a qual Roger Waters colocou a letra), e que entrou na trilha do filme Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni.

No livro Inside out - A Personal History of Pink Floyd, em que conta suas memórias, um dos integrantes da banda, Nick Mason, fala de como o baixista Roger Waters tentou demitir Wright durante as sessões de gravação de The Wall, dando um "gelo" no tecladista (tentou também demitir o guitarrista David Gilmour).

Wright estava casado pela terceira vez desde 1996. Foi para sua mulher, Millie, que ele dedicou seu segundo disco solo, Broken China, Tiveram um filho, Ben. O primeiro casamento foi com Juliette Gale em 1964, e o casal teve dois filhos (uma de suas filhas casou-se com Guy Pratt, também músico). Ele casou pela segunda vez com Franka, em 1984, e se divorciou 10 anos depois.

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário