Pesquisa personalizada

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vírus noticiando morte de Chávez circula pela internet

A empresa de segurança da informação Panda Security adverte que vêm circulando e-mails divulgando em espanhol a falsa notícia da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Trata-se de uma armadilha "phishing", um trote de criadores de vírus de computador, que propaga um programa malicioso (malware) capaz de infectar o sistema do incauto que clicar no link que aparece no corpo da mensagem. Nos e-mails podem aparecer frases do tipo "CHAVEZZ MURIOO! ALL FIIN OBSERVA SU TRAGICO FIN", acompanhadas de outras como "LO MAS ESPERADO DEL AÑOOO!" - "VEE EL VIDEO MAS ESPERADO DEL AÑO".

O link maligno contido na mensagem leva o usuário a executar um arquivo que contém o trojan "HostChange.B", que aponta para uma página falsa onde é feita uma tentativa de coletar dados bancários da vítima. A empresa oferece a ferramenta grátis "Infected or not" para detecção online deste e outros trojans e malwares em geral, no atalho http://tinyurl.com/6n2gj6 , onde é possível acionar o procedimento ActiveScan 2.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário